Bem Vindo

Bem vindo ao site do Projeto Automação Comercial Brasil , um repositório com conteúdo livre abrangendo diversos artigos e informações na área de automação comercial.

Se você está usando o projeto sinta-se à vontade para reportar um bug , pedir novas funcionalidades  ou requisitar suporte .

Fórum Oficial do Projeto ACBr

Descrição do Projeto

O mercado de automação comercial Brasileiro está em franca expansão. Vários fabricantes vem disponibilizando vários equipamentos para permitir a criação de Programas de Ponto de Venda. Entre esses equipamentos podemos citar:
Impressoras Fiscais, Gavetas de Dinheiro, Impressoras de Cheque, Transferencia Eletrônica de Fundos (TEF), Monitor de Bombas de Combustível, Display de Mensagens, etc.

Quase todos os fabricantes disponibilizam DLL's para acesso a seus equipamentos, entretanto para uma aplicação de Automação Comercial acessar vários equipamentos são necessárias várias DLL's,o que dificulta a instalação e manutenção dos Programas. Outro problema é a não disponibilização de SO's, por parte dos Fabricantes, para acesso aos equipamentos em Linux.

O objetivo desse projeto é desenvolver uma Paleta de Componentes para a Linguagem Delphi com versões VCL e CLX, que permita acesso direto a esses equipamentos, sem DLL's, interagindo com eles direto na porta serial (ou outra porta a qual eles sejam ligados). Além de permitir a programadores da Linguagem Kylix, acesso direto a esses equipamentos em Linux.

Imagens do projeto em operação
Novo: Video aulas sobre o ACBr

ACBr - Pacote de Componentes


ACBrECF Componente para se comunicar com Impressoras Fiscais (ECF). A idéia é substituir os comandos da DLL por chamadas aos métodos do componente ACBrECF, com a vantagem imediata de tornar o seu código compatível a todas os Modelos de Impressoras suportadas pelo ACBrECF, apenas escolha o modelo e pronto.
ACBrRFD O componente ACBrRFD visa atender a exigência do Fisco de SP instituida com a CAT 52/07, que determina que todas as impressoras sem MFD devem criar registros de LOG (no formato semelhante ao da MFD) no disco da máquina.
ACBrCalculadora Calculadora com alguns recursos a mais, como por exemplo, um Memo simulando a fita.
ACBrGAV Componente para acionamento de Gavetas de Dinheiro. As gavetas podem ser ligadas a porta Serial, a uma impressora Fiscal ou a uma Impressora NAO Fiscal (impressora comum). No caso de impressora Fiscal, necessita de um componente ACBrECF.
ACBrCHQ Componente para manipular Impressoras de Cheques. Fabricantes suportados: Bematech, Chronos, Schalter, Perto, ECF's, Imp.Comum.
ACBrLCB Componente para Leitores de Código de Barra Seriais.
ACBrDIS Componente para Display de Mensagens para Cliente. Possui Procedures para exibir textos "animados" no display, usando uma Thread própria para não atrapanhar o desempenho da Aplicação.
ACBrTER Componente para controle de MicroTerminais. Com o ACBrTER fica fácil interagir com Microterminais, enviando linhas para o display e recebendo as teclas pressionadas pelos usuários em um evento.
ACBrBAL Componente para interação com Balanças Eletrônicas. Através do método "LePeso : Double" é possível obter o peso aferido pela Balança. Também há a possibilidade de monitorar o envio automático de peso em balanças que possuem essa característica, ligando a propriedade boleana "MonitorarBalanca". A cada peso lido o evento "OnLePeso" será disparado.
ACBrCMC7 Componente que permite processar a Banda Magnética dos Cheques, Validando e convertendo de CMC7 para Banco, Agencia, Conta e vice-versa.
ACBrExtenso Componente para traduzir Números para Extenso. Permite mudar o nome da moeda e centavos.
ACBrTroco Componente para calculo detalhado de Troco, informando as Cédulas e moedas necessárias. Permite editar a lista de Cédulas/Moedas.
ACBrValidador Componente para validação de diversos documentos como por exemplo: CPF, CNPJ, Num.Cheques, PIS, Inscrição Estadual (todos os estados). Considerando as Inscrições Estaduais, esse componente verifica atualmente 31 documentos diferentes. Novos documentos poderão ser adicionados.
ACBrFala Processa todas as palavras de uma String, procurando por arquivos de Som correspondente a cada palavra. Permite informar Valores (Double) que são traduzidos para Extenso. Os arquivos de som podem estar em um Recurso (.RES / .LRS) ou em um diretório.
ACBrETQ Componente para facilitar a Impressão de Etiquetas em Impressoras térmicas, compatíveis com a Linguagem PPLA.
ACBrSintegra Componente para facilitar a geração do arquivo Sintegra.
ACBrTEF Componente para facilitar a Implementação do TEF.
ACBrTCPServer Componente usado para criar servidores TCP. Útil para ser usado em conjunto com terminais de consulta de preço.
ACBrEnterTab Componente somente para CLX. Tem como finalidade traduzir a tecla ENTER como se fosse a tecla TAB, para poder mudar de campos com a tecla ENTER. É necessário um ACBrEnterTab para cada Form a ser manipulado.
ACBrNFe Componente para gerar, assinar, transmitir os xmls da Nota Fiscal Eletrônica e Imprimir o DANFE.